Vem, me segue:

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Historinha ou Estorinha?

Tem uns encrenqueiros que me mandaram emails dizendo que eu deveria me referir as "Historinhas para dormir" como "Estorinhas para dormir". Já faz um bom tempo que eu "desencanei" deste dilema. Na dúvida de alguns anos atrás, chamei minha professora de português de plantão (minha mãe) e perguntei: ainda existe essa separação de História e Estória? A minha professora de português de plantão (minha mãe) disse que isso hoje em dia não é mais utilizado. A única explicação da separação é: História com "H" vem do latim e Estória com "E" era a grafia que se usava no português medieval (eu nem imaginava que existia isso, mesmo sendo professora de História). Resumindo, o brasileiro utilizou essa separação pelo fato de os ingleses usarem "story" (sem o H) no sentido de conto, ficção e "history" (com H) para narrações de fatos sociais, políticos, etc. Que loucura! Credo! E brasileiro ainda copia para complicar mais ainda. Dadas todas estas explicações: deixa-me ficar com a História com H, até porque eu acho mais bonito.

p.s.1 Minha filha está brincando de pizza com umas bolinhas de papel, molha na água e joga na panela de brinquedo.
p.s.2 Queria muito saber se o inventor da frase "Se sujar faz bem" possui filhos ou se possui empregada.
p.s.3 Eu dei muita ênfase propositalmente ao "minha professora de português de plantão"
p.s.4 Sem querer dei uma aula de português. uhuullll